Marcassita
O nome marcassita ou markashita como também é conhecida, tem origem árabe. Sua composição é muito semelhante a pirita, a única coisa que as diferencia são as formações dos cristais.
Este mineral possui um brilho natural metálico muito peculiar. Os tons da pedra podem variar de cinza-claro, amarelo e marrom por exemplo. A lapidação desta pedra é feita em forma de pirâmide, fazendo com que ela tenha ainda mais brilho.
Historicamente essa pedra já era utilizada há muitos anos por povos de antigas civilizações. Os gregos e os incas já usavam essa pedra como adorno de seus enfeites. Na era vitoriana, a rainha Vitória utilizou essa pedra em seus anos de luto, ela contrastava com o preto das roupas, ganhando muito destaque por conta de seu brilho.
Nas décadas de 20 e 30, a marcassita foi muito utilizada em diferentes adornos e joias da época. Era comum ver mulheres nessa época portando joias com essa pedra.
O desejo por joias contendo essa pedra se tornou atemporal e até hoje ela é comercializada. Inclusive diversas mulheres buscam esse tipo de produto, o look acaba ganhando um ar mais vintage.
As joias usando marcassita são feitas na verdade com pirita facetada devido ao fato de a marcassita se desfazer muito facilmente em pó.
A Tailândia é o maior produtor das joias em marcassita na prata
Principais significados energéticos da marcassita
Energeticamente, alguns especialistas afirmam que essa pedra contém um poder muito grande de atrair prosperidade. E quando falamos de prosperidade, estamos nos referindo a todos os setores da vida.
É como se ela atraísse para a vida só coisas positivas, igual um imã. Isso inclui ganhos financeiros, ótimas oportunidades de negócios e profissionais.
Cuidados
Para limpar as energias da Pirita, lave a rapidamente na água corrente com um pouco de sal grosso ou marinho.
Mas não esqueça de secá-la bem após a limpeza, pois por ser de origem metálica a água pode danificá-la.
Para recarregar as suas energias, basta deixa-la sob a luz do Sol forte por cerca de 3 horas e na luz da Lua por 6 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário