terça-feira, 16 de junho de 2020

Turquesa

Turquesa



A Turquesa é uma pedra originária do Irã, encontrada também em Israel e Tanzânia, além de outros países. Sua cor varia do azul celeste até o verde azulado.

 

As minas de turquesa mais preciosas são encontradas no Irã, e delas se extraem também malaquitas e crisocolas.

 

A Turquesa se difundiu na Turquia, mais precisamente em Istambul (capital da Turquia) desde a época do mercantilismo e da expansão marítima, por isso leva esse nome (Turquesa – “Pedra da Turquia”), ela era muito valorizada pelos egípcios que as usavam como gemas decorativas, além de cultuarem seus poderes místicos.

 

Além dos egípcios, os gregos, tibetanos e as populações mesoamericanas também cultuavam a beleza e o poder místico das turquesas. Astecas produziram amuletos, joias e decorações inspirados pela beleza dessas gemas.

 

Mosaicos e esculturas foram encontrados por estudiosos e a mais famosa delas está exposta no Museu Britânico, trata-se da serpente de cabeça dupla, uma peça do século XV levada do México à Europa pelos espanhóis.

 

Com a admiração de tantas civilizações, as turquesas nunca saíram de foco e permanecem até hoje, principalmente no formato de jóias, cravadas em anéis, brincos, broches, colares e pingentes onde se  encaixam perfeitamente.

 

A Índia é um dos locais onde encontramos lindas peças feitas artesanalmente, promovendo assim através da Turquesa um estilo étnico nas joías, que de tão raras, acabam sendo consumidas por joalherias de grife tais como Cartier e Bulguri, entre outras.

 

Os Turcos sempre adotaram a Turquesa como gema da sorte e coincidentemente há uma legião de místicos que garantem que o uso delas trazem boas energias e grandes fortunas para seus usuários.

 

Na modernidade, essa crença se atualizou e se expandiu e hoje há uma gama de pessoas que projetam na Turquesa  o poder de trazer liberdade e segurança , gerando assim boas oportunidades, boas viagens e até mesmo o impulsionamento de suas carreiras, abrindo assim os caminhos da evolução.

 

Além desses poderes subjetivos, que atingem nossa alma, a Turquesa também exerce seu magnetismo em nosso  corpo, beneficiando nossa mente na medida que potencializa nossa memória e nos ajuda a preservar o foco em nossas ações.

 

Como se pode ver a Turquesa é mais que uma gema e é mais que um talismã, ela é uma extensão de nosso corpo e nossa alma e se nos abrirmos para essa possibilidade sentiremos o esplendor de seu poder energético.

 

Cuide da sua Turquesa como você cuida de seus dentes, ela, apesar de pedra, é sensível, não pode entrar em contato com produtos químicos, não pode sofrer quedas nem guardadas de forma desprotegida, e procedendo dessa forma, você conseguirá preservar a cor e o brilho de sua Turquesa para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quartzo Rosa

Acredita-se que o Quartzo Rosa deve sua bela cor à presença de manganês, ferro e titânio. Os antigos registros de  jóias contendo estas pedr...